O texto impresso e o hipertexto
Desde os primórdios que o texto reflete no seu bojo a sociedade em que pertence. O homem sempre sentiu a necessidade de fazer registros, de “eternizar” o momento, a descoberta, de registrar o novo e o importante.
Nesse contexto, o hipertexto é resultado da cultura tecnológica em que estamos inseridos. A tecnologia abrangeu e influenciou todas as áreas e uma delas que foi marcada com essas mudanças é a do registro. Pode-se dizer que o hipertexto é o livro de cabeceira dos internautas. Com suas peculiaridades, que são: a não linearidade, o acesso a múltiplas informações com um click, o desafio de despertar interesses e ao mesmo tempo de prender a atenção e firmar conceitos próprios na mente do leitor, o hipertexto simboliza a múltiplas possibilidades do conhecimento.
Da mesma forma que no hipertexto uma palavra, um conceito é interligada a um emaranhado de outros, nossa mente pode ter um arcabouço interminável de saber, criar e formar conhecimentos.
Mas não se pode afirmar que o hipertexto é o fim do texto escrito. Não. O impresso é importante pelo manuseio, pela constância de objetivos que organizam o pensamento e trazem coerência. Sem falar das inúmeras pessoas que ainda não têm acesso em suas casas de computador e rede e que podem desfrutar do saber através dos livros.
Então o melhor caminho é um equilíbrio entre o texto impresso e o hipertexto. Um complementa o outro: texto impresso desperta a curiosidade para descobrir outras vertentes sobre o mesmo assunto e com rapidez o hipertexto abre um leque de informações e possibilidades para isso. Ou vice-versa: no hipertexto o estudante descobre a necessidade de aprofundamento em uma área específica e passa a ser freqüentador da biblioteca para ver, manusear, folhear os inúmeros textos clássicos existentes e publicados e que podem não estarem disponíveis na internet.
Por isso, pode-se afirmar que o texto impresso não é rival ou adversário do hipertexto, um é complemento do outro para o benefício do conhecimento de todos quantos forem envolvidos pela alegria do saber, do pesquisar e do construir conhecimento para inúmeras aprendizagens.
Débora Bastos Carnon Dantas
Fontes:
http://nathborboletas.googlepages.com/dotextoaohipertexto
http://www.fabiofon.com/webartenobrasil/texto_hipertextual.html
http://br.geocities.com/ciberliteratura/literatura/hipertexto.html
http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/H/hipertexto.htm
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